Educação

Como Acessar os sites de Programas de Bolsas de Estudos

julho 30, 2019

Todos os anos, candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio e que conseguiram alcançar uma boa pontuação, se inscrevem em dois grandes programas ministrados pelo Ministério da Educação (MEC) que disponibilizam o acesso para Universidades de Ensino Superior de maneira totalmente gratuita ou através de bolsas. São eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

É muito importante que os interessados estudem bastante para conseguir obter uma boa nota no Enem do ano atual e possam estar se matriculando em uma boa Instituição de Ensino superior de forma gratuita ou com bolsas de desconto.

O artigo abaixo será essencial para aqueles que querem consultar informações a respeito destes programas, porém não sabem como estar acessando o site dos mesmos. Portanto, continue a leitura para entender ainda mais informações sobre o cronograma SISU 2020 e saber como estar realizando o acesso. Acompanhe.

Como acessar o site do Pronatec

O Programa Universidade para Todos (Pronatec 2020) foi criado pelo Governo Brasileiro e hoje é ministrado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele concede para estudantes dois tipos de bolsas de estudo em Universidades de Ensino Superior Particulares, veja agora quais são elas:

  • Bolsa Integral: Este tipo de bolsa é disponibilizado para estudantes de baixa renda e a mesma cobre 100% do valor que seria pago pela Matrícula;
  • Bolsa Parcial: Esta cobre metade (50%) do valor da Matrícula em Universidades Particulares que estão participando do Pronatec e somente estudantes de baixa renda podem concorrer.

Existem dois métodos bem simples e práticos de estar acessando o site do Pronatec, portanto acompanhe abaixo quais são eles, para que assim, fique muito mais fácil consultar informações importantes, como por exemplo, a de como estar realizando a sua inscrição Pronatec.

O primeiro método é de forma direta, para isto, basta que o usuário abra o navegador que utiliza em seu computador e digite o seguinte endereço: siteprouni.mec.gov.br. Em seguida basta apertar a tecla Enter e esperar enquanto a página é carregada.

A segunda forma é através do Google, onde na barra de pesquisa você deverá digitar as seguintes palavras: site do Prouni e clicar em pesquisar. Após isto, basta esperar os resultados serem carregador e logo depois clique no primeiro link que aparecer em sua tela, certificando-se de que o site é realmente a plataforma oficial do Prouni.

Como acessar o site do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa de ingresso a Universidades de Ensino Superior mais concorrido por estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Diferente do Programa Universidade para Todos, somente instituições Públicas participam deste programa. Logo abaixo ensinaremos como estar acessando o site deste grande projeto do Ministério da Educação.

Ao abrir o seu navegador, digite o seguinte endereço: sisu.mec.gov.br e em seguida aperte a tecla Enter. Após isto, basta esperar a página Inicial carregar e começar a utilizar todos os serviços que esta plataforma disponibiliza para seus usuários.

Também é possível entrar no site do programa por meio do Google digitando, na barra de pesquisa, as palavras: site do sisu. Por fim, basta clicar em pesquisar e clicar no primeiro link que for carregado na sua tela. Lembre-se de sempre se certificar de que o site é realmente o oficial do Sisu.

Para que você tenha acesso a algum curso do Sisu é importante saber a nota de corte SISU 2020, no site também é possível consultar isso.

Agora que você já sabe como estar acessando os sites destes dois grandes programas do Governo Brasileiro, não deixe de estar realizando a sua inscrição Prouni 2020 e também no Sisu para concorrer os milhares de vagas que são disponibilizadas. Caso possua algum tipo de dúvida, escreva um comentário logo abaixo para que possamos estar ajudando você a resolver o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *