Se o Financiamento Estudantil é favorável para você, você precisa ter participado da última edição do ENEM e fazer a inscrição direto pelo site.
As inscrições do FIES 2021 abrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, e são feitas, inicialmente, pelo site do FIES. Após isso, você passa por quatro etapas de inscrição, que são:
- Preenchimento de dados pessoais;
- Confirmação dos dados preenchidos;
- Validação das informações na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento;
- Contratação do financiamento no banco destinado.
Após esses procedimentos, o candidato escolhe a vaga desejada e aguarda o cálculo da nota de corte para saber se será selecionado para o financiamento. Conforme a nota de cálculo varia, o candidato pode mudar a sua opção de curso, até encontrar um compatível com o seu perfil, ou até encerrar as inscrições.
Caso o estudante seja selecionado para realizar o Financiamento Estudantil, ele saberá através de uma chamada única, que é o resultado final contendo todos os nomes contemplados.
Caso o participante não seja contemplado, não precisa de pânico. Afinal, o FIES conta com um sistema de lista de espera, onde contemplados do financiamento desistem da vaga ou não se enquadram em algum dos requisitos.
Assim, após o término do financiamento de todos os contemplados, é divulgada a lista de espera com novos nomes para realizar o seu financiamento. Após o candidato passar pela validação do financiamento, é hora de realizá-lo para estudar.
O próprio financiamento já indica em qual modalidade o candidato ficou colocado, e é direcionado diretamente para o banco de financiamento. Ao chegar no banco, o candidato deve possuir em mãos:
- O DRI – documento de Regularidade de Inscrição Fies – emitido pelo CPSA no site do FIES;
- Termo de Concessão do usufruto da bolsa parcial do ProUni (se for o caso);
- Documento de identificação;
- CPF – Cadastro de Pessoa Física – (ou o CPF do tutor legal, para menores de 18 anos);
- Certidão de casamento (se for casado);
- Comprovante de residência.
Inscrição FIES Aditamento
Se você está interessado em mais informações sobre o FIES ou já é beneficiário, certamente, já ouviu falar em “aditamento”. Sabe o que é? Se não sabe, continue lendo este artigo e ficará ciente sobre do que se trata essa palavrinha.
O aditamento Fies se refere à renovação semestral dos contratos de financiamento do FIES – uma operação que deve ser feita periodicamente com o objetivo de manter o benefício em dias.
Todo semestre o estudante precisa, obrigatoriamente, renovar o financiamento. O objetivo do aditamento é informar ao MEC que está tudo em ordem com os estudos e com o seu financiamento.
O processo não é nada complicado, mas é de extrema importância para o beneficiário. Quem se descuidar pode perder o FIES e isso pode significar um caos na vida do estudante que precisa do programa de auxílio.
Todo o processo é feito pela internet, por meio de um sistema chamado SisFIES. Se você já usa o FIES conhece bem o site. Mas para quem ainda vai tentar o auxílio, trata-se de uma plataforma que arquiva todos os dados dos estudantes beneficiados pelo FIES.
Durante o ano, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Instituição onde o aluno estuda faz a solicitação de aditamento no SisFIES. O estudante só tem que acessar o sistema e fazer a confirmação eletrônica dos dados. Depois disso, o aluno tem que comparecer à CPSA e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deverá vir assinado pelo presidente ou pelo vice-presidente da Comissão.
Esse aditamento sem nenhuma alteração no contrato de financiamento é chamado de Aditamento Simplificado. Mas existe um outro tipo de aditamento que é o não simplificado no qual o aluno vai precisar alterar alguma cláusula no contrato.
No aditamento FIES não simplificado as informações que poderão ser modificadas são: troca de fiador, alteração da Instituição de Ensino, aumento no prazo de pagamento e o atraso nas parcelas trimestrais. Ao perceber que tem alguma informação errada no aditamento, o beneficiário do FIES deve rejeitar a solicitação no SisFIES e entrar em contato com a CPSA para comunicar o ocorrido.
O aditamento FIES 2021 só pode ser feito caso o pagamento trimestral esteja de forma correta.