Saber que existe uma grande oportunidade de iniciar no ensino superior é realmente tentador, mas antes de usufruir dos programas do governo você deve saber qual a diferença entre FIES 2022 e SISU 2022 para definir qual se adequa a suas possibilidades. É significativa a diferença entre FIES 2022 e SISU 2022.
Como Funciona o FIES 2022?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições de educação superior particulares parceiras do programa.
*Esta é a diferença entre FIES 2022 e SISU 2022.
Depois de receber algumas modificações em 2018 o sistema está sendo nomeado como Novo FIES, um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos conforme a renda familiar do candidato.
Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. As outras duas modalidades de financiamento são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos.
✓ Saiba ainda qual a diferença entre SISU 2022 e PROUNI 2022!
Para participar do programa é necessário ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.
A inscrição acontece via internet, no site do FIES Seleção, o candidato insere dados básicos, cadastra um e-mail válido e cria uma senha, uma mensagem será enviada para este e-mail para que seja dada continuidade na inscrição.
A última etapa do processo de contratação do crédito estudantil pede para que o candidato compareça a um banco parceiro do programa para realizar a validação da inscrição. Em alguns casos é necessário ter um fiador, uma pessoa que se responsabilize pelo financiamento. Mais informações estão neste link oficial.
Como Funciona o SISU 2022
A diferença entre FIES 2022 e SISU 2022 é que o Sistema de Seleção Unificada (SISU) oferece bolsas de estudos integrais em universidades públicas, ou seja, instituição gratuitas administradas pelo governo federal.
Como exigência, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Mas, como funciona o SISU 2020? É necessário ter obtido na redação do ENEM 2019 uma nota que seja maior que zero, e buscar por uma boa pontuação, pois este resultado interfere na classificação do candidato no SISU 2020, pois as universidades utilizam como critério de seleção uma nota mínima obtida no exame, variando por curso.
Esta pontuação mínima é chamada de nota de corte, um mesmo curso pode ter nota de corte diferente entre as instituições, pois as vagas ofertadas e o índice de procura interferem na definição deste item. Isto quer dizer que cursos mais disputados exigem uma pontuação maior.
Para a inscrição, os interessados devem acessar o site do SISU e realizar o seu cadastro com o login e senha que foram criados no portal do ENEM, podem ser escolhidas até 2 opções de cursos. Os resultados são divulgados na página digital do SISU, e o processo de matrícula é feito diretamente na instituição escolhida.
Diferença entre FIES 2022 e SISU 2022
Conhecendo o funcionamento dos dois programas é possível perceber qual a diferença entre FIES 2022 e SISU 2022, embora os dois sejam sistemas ministrados pelo MEC e com o objetivo principal de inserir mais pessoas no ensino superior, a forma como cada um oferece as vagas é a maior diferença.
Enquanto o FIES 2022 financia as parcelas dos cursos em instituições privadas, o SISU 2022 concede bolsas de estudos integrais em universidades públicas. Ou seja, a diferença entre FIES 2022 e SISU 2022 é que um financia e o outro dá bolsa de estudo. Agora, você pode tentar uma vaga no programa que mais te interessa.