MAIS NOTÍCIAS -
Editorial da Semana
   
13/01/09
Barbie Cinquentona
Por: Carol Prestrello - cprestrello@leiamoda.com.br
Divulgação
Barbie Cinquentona
A boneca nada tem de convencional.
Pense numa boneca. Isso mesmo, a Barbie. Loura, roupas Pink, descolada. Não parece há tanto tempo assim, mas a adorada boneca ícone da juventude e moda faz 50 anos em 2009.

A criação do casal Ruth Handler e seu marido, Eliot foi lançada sob encomenda do designer Jack Ryan, em 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova York.

Barbie World
A boneca nada tem de convencional: politicamente correta, inteligente, bela. Barbie já nasceu popular. O carisma dela conquistou artistas ao longo dos anos, que inspiraram muitas unidades. Barbie já foi vista à Jackie O. de tailleur cor de rosa, à Madonna, Naomi Campbell.

Ao mesmo tempo em que se mostrou ícone de design e símbolo feminino, o brinquedo traz controvérsias nas crianças devido à perfeição de seus traços, curvas longelíneas e esbeltas, o que causa uma imagem surreal de beleza.

Contudo, a garota Malibu e toda a família foi inovadora. Ken, seu namorado, já foi estilizado como John Travolta e Brad Pitt. A marca Mattel foi pioneira ao trazer ao lado nas prateleiras a sua amiga negra Christie e uma deficiente física Becky. Proposital ou não, a Barbie trouxe atitude às meninas, independente de etnia, religião ou origem. Durante as cinco décadas de existência, a doll exerceu as mais diversas profissões -  de ginasta, bailarina, veterinária até presidente dos Estados Unidos, e inspira milhões de meninas a seguirem seus sonhos.

Glamour Pink
Barbie na sociedade? Mulheres lindas, magras, top models ou não. Corpo invejado por muitas pelas suas medidas humanas aproximadas em 91,5x 45,7x 84 cm, a boneca inspirou muitos designers que criaram roupas para ela. Yves Sant Laurent, Oscar de La Renta, Givenchy, Cristian Dior e Walter Rodrigues estão na lista. O astral de estrela e o glamour do brinquedo garantiram edições de colecionador desde os anos 80. Luxuosas, clássicas, étnicas. Arte em forma de pequenas mulheres.

Para comemorar os 50 anos com corpinho de 20, serão lançados novos sapatos para a boneca na cor Pantone 219 Pink, elaborados por Christian Louboutin. A festinha? Desfile exclusivo para 50 estilistas convidados na Semana de Moda de NY. Luxo!


LEIA MAIS

newsletter
Para receber notícias e informações sobre novidades do mundo da moda local, nacional e internacional, inscreva-se aqui!
Copyright Leia Moda. Todos os Direitos reservados. É proibido a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, sem autorização escrita pela LEIA - promoção de moda e publicações.